![[aromasquenosguiam] imagem promo.jpg](https://static.wixstatic.com/media/bb34f2_d23adcf84dce4b02b08162d5d6b95197~mv2.jpg/v1/fill/w_975,h_525,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_avif,quality_auto/%5Baromasquenosguiam%5D%20imagem%20promo.jpg)
15 jun / 25 jul
exposição
Com a exposição inaugural do Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia, o Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança pretende abrir-nos as percepções dos sentidos, muitas vezes, poucos explorados. Estamos acostumados a ir a exposições com excessivo uso de tecnologia visual, que estão a afastar o ser humano de seu próprio corpo. E da natureza que o envolve. O corpo tem recursos ilimitados. Pouco explorados. O que propomos é fazer com que os sentidos possam ser mais aguçados.
Uma das artes mais antigas da humanidade é, sem dúvida, a perfumaria. Encontramos imagens da relação do humano com a flora e seus elementos aromáticos desde o início da escrita; há vestígios do Antigo Egito que ilustram o interesse em desenvolver fragrâncias para o nosso corpo. Atualmente, a indústria dos cosméticos e perfumarias é uma das que estão em mais constante renovação; há mesmo um movimento de empresas que produzem fragrâncias personalizadas e exclusivas, mostrando, assim, a importância dada a expandir a percepção do olfato.
A exposição AROMAS QUE NOS GUIAM convida-nos a reviver aprendizagens de épocas distantes, principalmente, através do olfato, mas também do tato, do paladar, da audição e da visão. O que propomos é conectar o ser humano com a Natureza, da qual andamos tão afastados. Fomos “ensinados” sobre a noção do desenvolvimento a qualquer preço, mesmo que à custa da destruição dos elementos naturais. O desenvolvimento científico do estudo dos genomas tem provado que todos – a Terra, a Flora que a reveste, a Fauna e o ser humano que a habita – somos feitos da mesma “poeira das estrelas”, possuímos quase todos o mesmo DNA. Portanto, voltar, como os nossos ancestrais primitivos, a explorar os sentidos dos aromas que a natureza nos oferece é voltarmos à harmonia com o nosso estar-no-mundo.

Esta é uma exposição em aberto. Mais do que produzir conhecimentos, AROMAS QUE NOS GUIAM convida-o a sentir uma experiência única e memorável. Esta exposição é, antes de tudo, educativa, visando despertar o interesse de diferentes gerações para a integração entre homem e natureza, entre ciência e arte, para o fim das fronteiras delimitadas apenas pelo consumo e pela ideia, desenfreada do progresso sem limites. Direcionar os nossos sentidos ao que nos rodeia e à comunidade que nos cerca. É com eles que partilhamos o ar que é ar e que é parte de cada um de nós. E é através do ar que podemos dar maior plenitude ao olfato, percebê-lo em sua plenitude de beleza. Afinal, é o belo que dá sentido à vida.
![]() Entrada | ![]() Ana Assis Pacheco | ![]() Chuva de Flores |
---|---|---|
![]() Lourenço Lucena |
AROMAS QUE NOS GUIAM
Exposição inaugural do Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia
Curadoria
Lucia Bertazzo, doutoranda em Museologia na Universidade Lusófona, Cátedra Unesco.
Pesquisa e Textos
Paula Ribeiro, Mônica Figueiredo, Lucia Bertazzo
Desenhos a Carvão
Ana Assis Pacheco
Desenhos Naturalistas do Séc. XVI
Carolus Clusius e Christobal Acosta
Imagem de Divulgação
Lúcia Bertazzo
Imagem Gráfica
Ana Rouqueiro
Produção Gráfica
Produção de Xilogravuras
Village Studio
Produção e Montagem
Centro de Experiência Viva - Museu de Tiflologia e Centro de Arte e Cultura FNSE 2021
Agradecimentos
PRISC/cortesia dos Museus da Universidade de Lisboa (Biblioteca e Arquivo Histórico)
Lourenço Lucena
Branca Moriés
Dr. Nuno Farinha
Leonel Kaz
Apoio
Lourenço Lucena
Patrocínio



Informação Complementar
Utilizamos QR Codes para disponibilizar informação complementar aos textos da exposição e mais informações sobre cada uma das áreas.
Abra a câmara do seu telefone e aponte para um dos códigos distribuídos pelas salas. Se não tiver o software necessário, pode fazê-lo através desta página.